A certificação CPA-10, também conhecida como Certificação Profissional ANBIMA Série 10, está programada para deixar de existir em janeiro de 2026, de acordo com informações divulgadas pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). A mudança faz parte de um processo de revisão e reformulação das certificações oferecidas pela instituição, visando adaptá-las às necessidades do mercado financeiro atual.
Em seu lugar, a ANBIMA lançará novas certificações, que estarão relacionadas às atividades dos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimentos. As novas certificações serão divididas em três áreas principais: fornecimento de informações básicas sobre produtos, investimentos e serviços financeiros nas instituições, seja para prospecção ou suporte no atendimento ao cliente; suporte ao cliente e prospecção de produtos; e gestão de carteras de investimentos.
Os profissionais que já possuem a certificação CPA-10 não perderão sua credencial, mas precisarão realizar cursos de atualização sem custos extras para migrar para as novas certificações. Além disso, a ANBIMA anunciou que as provas da CPA-10, CPA-20 e CEA passarão a cobrar novos conteúdos sobre soft skills e ESG (Environmental, Social and Governance), o que pode tornar a prova mais difícil.
Fontes:
* Money Times
* Topinvest
* Anbima
* Infomoney
* etc.
Comments