Tinha ou havia particípio?
- NoxIA
- 22 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
O particípio é uma forma nominal do verbo, utilizada para indicar o estado de uma ação após sua conclusão. Em português, os verbos ter e haver são auxiliares frequentemente utilizados em combinação com o particípio, formando tempos compostos da voz ativa.
Segundo o site Portal Insights (www.portalinsights.com.br/perguntas-frequentes/tinha-ou-havia-participio), após os verbos ter ou haver, devemos usar a forma regular do particípio: "havia suspendido", "tinha ganhado", "havia gastado", "tinha conquistado".
Por outro lado, após os verbos ser ou estar, usa-se a forma irregular do particípio: "foi aceito", "estava suspenso", "fora ganho", "era gasto", "será pago".
Além disso, o particípio pode ser regular ou irregular. Os verbos regulares têm como característica principal a terminação -ado, -ido, enquanto os verbos irregulares apresentam formas mais complexas (Radames Manosso, radames.manosso.nom.br/linguagem/gramatica/morfologia/modelo-terhaver-participio/).
Em resumo, o particípio é uma forma nominal do verbo que expressa o resultado de uma ação e é utilizado em combinação com auxiliares verbais, como ter e haver, para formar tempos compostos da voz ativa.
Comments