A amostragem não probabilística é um método de seleção de amostra que não se baseia em probabilidades ou aleatoriedade. Nesse tipo de amostragem, o pesquisador seleciona os elementos da população para compor a amostra com base em julgamento subjetivo, em vez de uma seleção aleatória.
A amostragem não probabilística pode ser utilizada quando as probabilidades de conhecimento e seleção de sua amostra são desconhecidas, e não existe uma base para cálculo do universo e erro amostral. Além disso, essa técnica pode ser útil quando a população é pequena ou quando há informações específicas sobre os membros da população que podem influenciar a seleção da amostra.
No entanto, é importante notar que a amostragem não probabilística tem seus limites e desvantagens. Por exemplo, a amostra não é representativa da população, e o risco de bias é mais alto. Além disso, a amostragem não probabilística não permite calcular a margem de erro e a confiabilidade da estimativa.
Fontes: statorials.org/pt/amostragem-nao-probabilistica/, questionpro.com/blog/pt-br/amostragem-nao-probabilistica/, portalinsights.com.br/perguntas-frequentes/sao-tecnicas-amostrais-nao-probabilisticas/.
Comments