O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países com o pior trânsito do mundo, perdendo apenas para a Rússia. Isso é de acordo com uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com o site britânico Compare The Market. De acordo com o relatório, o Brasil apresenta indíces de qualidade das estradas baixos e congestionamento elevados, além de uma taxa de mortalidade no trânsito alta.
Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também classificou o Brasil como o 3º país com mais mortes no trânsito, apenas atrás da China e da ndia. Segundo a OMS, cerca de 3.400 pessoas morrem por dia em acidentes de trânsito no mundo todo, enquanto no Brasil, essa média é ainda maior, com cerca de 22 mortes a cada 100.000 habitantes.
Esses dados são alarmantes e demonstram a necessidade de medidas urgentes para melhorar a segurança no trânsito e reduzir os índices de mortalidade. A ONU lançou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com a meta de prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030. Além disso, é fundamental que os governos e as autoridades implementem políticas públicas eficazes para promover a segurança e a educação dos condutores, pedestres e ciclistas.
Fontes:
- Portal do Transito
- Exame
- Portal Insights
- Autopapo
- Transporte Mundial
- Metropoles
- Motor1
- Carros
- Summit Mobilidade
- Jusbrasil
- Época Negócios
- OMS
- TomTom Global Traffic
- Observadora Certificada Myrian Regazzo
- Jornal Usp
- Autoesporte
- R7
- BBC
- Conjur
- Valor GLOBO
Comments