O tipo de empreendedorismo mais comum no Brasil é o informal, também conhecido como microempreendedor individual (MEI). Segundo dados do Sebrae, em 2020, o motivo que mais leva as pessoas a empreender no Brasil foi a necessidade de trabalho e melhores condições, com 50,4% da população entrevistada mencionando essa razão.
No entanto, outros estudos também apontam para a existência de outros tipos de empreendedorismo comuns no Brasil, como o cooperativo, o social, o digital e o familiar. Além disso, a pesquisa "Cabeça do Dono", feita pelo Instituto Locomotiva para o Itaú Empresas, identificou seis perfis de empreendedores brasileiros: Natos, Situacionistas, Meu Jeito, Idealista, Herdeiro e Busca do Milhão.
Outro fato interessante é que a tendência empreendedora tem crescido no Brasil, colocando o país em segundo lugar no ranking de empreendedorismo global, atrás apenas da ndia, segundo o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022.
Além disso, a pesquisa "Empreendedorismo Feminino no Brasil" realizada pelo Sebrae em 2023 mostrou que as mulheres representaram 54,6% dos empreendedores brasileiros com intenção de empreender até 2026, contrariamente à percepção popular de que os homens são os principais empreendedores.
Portanto, é importante notar que o tipo de empreendedorismo mais comum no Brasil pode variar dependendo do estudo ou da fonte consultada, mas o informal e o microempreendedor individual (MEI) são os mais comumente citados como os mais comuns.
Comments