O plano de contenção de incêndios florestais no Brasil é um conjunto de estratégias e medidas desenvolvidas pelo Governo Federal e os estados brasileiros para prevenir e combater incêndios florestais em diferentes biomas do país.
O Plano Estratégico Operacional de Atuação Integrada no Combate a Incêndios Florestais, lançado em 2021 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, é um exemplo de plano de contenção de incêndios florestais no Brasil. A estratégia prevê a atuação integrada entre as diferentes instituições responsáveis pela gestão dos recursos naturais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Federal, além de outras agências e órgãos governamentais.
Além disso, o plano também prevê a criação de uma força-tarefa para combater os incêndios florestais, que será composta por membros das Forças Armadas, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Federal e de outros órgãos governamentais.
Outra medida importante é a implementação de planos de contingência em áreas de alto risco de incêndios florestais, como o Pantanal e a Amazônia. Esses planos prevêem a identificação de áreas críticas, a monitoramento de condições climáticas e de vegetação, e a criação de equipes de resposta a incêndios.
Além disso, o Governo Federal e os estados brasileiros também trabalham em conjunto para prevenir incêndios florestais, mediante a educação e conscientização da população sobre a importância da preservação dos biomas e a redução de atividades que contribuem para o aumento do risco de incêndios, como a queima de lixo e materiais inflamáveis.
Fontes:
- notícias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-brasil/2021/07/22/governo-lanca-plano-para-combater-incendios-florestais.htm
- gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2024/08/atuacao-do-governo-federal-no-combate-e-prevencao-a-incendios-florestais-e-tema-do-me-conta-brasil
Comments