De acordo com os resultados divulgados pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou um crescimento de 1,4% no segundo trimestre de 2024, em comparação com o primeiro trimestre do mesmo ano.
Este resultado foi impulsionado por uma forte expansão da indústria, que cresceu 1,8%, e do setor de serviços, que apresentou uma alta de 1%. Além disso, a agropecuária também contribuiu positivamente para o crescimento, embora tenha registado uma redução de 2,3%.
Esses setores contribuem significativamente para o PIB nacional, representando cerca de 70% do total. A indústria é o principal responsável pelo crescimento, pois é o setor que mais contribui para o PIB, seguida do setor de serviços e, em menor grau, da agropecuária.
O PIB é um indicador importante para avaliar o desempenho econômico de um país, pois mede a produção interna de bens e serviços de uma economia. Um crescimento acima da média é considerado positivo, pois indica uma expansão da economia e um aumento na riqueza dos brasileiros.
Fontes:
* Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda
* Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
* G1 Globo
* Valor Econômico
* CNN Brasil
* O Tempo
* etc.
Comments