Conhecer e fazer a análise do perfil do cliente é de extrema importância para otimizar as estratégias de marketing, vendas e atendimento. Ou seja, conhecer o perfil do público ao qual a sua empresa se destina ajudará a convencer o seu target de que você oferece as melhores soluções do mercado.
De acordo com Philip Kotler, guru do marketing, não adianta achar que conhece o cliente: é preciso ter informações sobre ele. Para isso, é possível lançar mão de inúmeras ferramentas que podem te auxiliar a saber quem é o seu público-alvo e te ajudar a definir um plano de ação.
Além disso, entender as necessidades, desejos, angústias e comportamentos dos atuais e potenciais consumidores é fundamental para o sucesso do seu negócio. Isso pode ser feito através da criação de questionários de pesquisa ou roteiros de entrevista, definindo algumas questões-chave.
A importância de conhecer o cliente é ainda mais evidente quando se trata de atendimento ao cliente. A melhor forma de garantir o atendimento ao cliente é fazer com que seus consumidores estejam no centro de tudo. Neste ponto é preciso investir em vários recursos e soluções integradas, que no final permitam eficiência, produtividade aliada à inteligência.
Além disso, é importante valorizar o atendimento ao cliente, pois é um dos responsáveis pela fidelização. Quando um cliente é bem atendido, ele compartilha sua experiência com os amigos, familiares e colegas de trabalho — o mesmo ocorre quando é mal atendido.
Portanto, para saber quem é o seu cliente, é fundamental colocá-lo no centro do seu negócio. Conhecer o perfil do seu cliente, ou seja, do público que você quer atrair para o seu estabelecimento, é uma dica para quem empreende e deseja alavancar seus resultados.
Fontes:
* Portal Insights
* JRM Coaching
* Zendesk
* E-commerce Prática
* Totvs
* VendaMais
* Exame
* Negócio de Sucesso
* Geofusion
* IBC
* Qualtrics
* Edools
* Sebrae
* Octadesk
* Wittel
* Respondi
* Moskit CRM
* QuestionPro
* Agendor
Comments