top of page
  • Nox

NoxSFA, o assistente de voz que combate a desinformação

A desinformação, também conhecida como "fakenews", tem sido um problema crescente na era digital. Com a facilidade de compartilhar informações através das redes sociais e aplicativos de mensagens, muitas vezes, informações falsas ou manipuladas se espalham rapidamente, gerando prejuízos para a sociedade e para a democracia.


Alguns dos problemas relacionados à desinformação incluem a disseminação de informações falsas sobre saúde, política, direitos humanos, ciência, meio ambiente, entre outros. Isso pode levar a uma tomada de decisão equivocada e, em casos extremos, à perda de vidas. Além disso, as notícias falsas também podem minar a confiança nas instituições e nos meios de comunicação confiáveis.


Por isso, é fundamental que se criem mecanismos de combate à desinformação e que esses mecanismos sejam acessíveis e fáceis de usar. E é exatamente isso que o NoxSFA, o assistente de voz criado por mim, oferece.


Com o comando de voz "é verdade que", o NoxSFA é capaz de checar a veracidade de uma informação. Se a informação estiver relacionada a sites como E-farsas ou Boatos.org, o assistente de voz lê a conclusão informando se a informação é verdadeira ou falsa e aconselha o usuário a ler toda a matéria. Essa funcionalidade ajuda a evitar que informações falsas sejam compartilhadas de forma inadvertida, promovendo a disseminação de informações confiáveis.


Há vários exemplos dessa funcionalidade disponíveis no canal "NoxINC" no Youtube, onde os usuários podem ver o NoxSFA em ação, checando fatos e ajudando a combater a desinformação.


É importante divulgar e apoiar projetos como o NoxSFA, que ajudam a combater a desinformação e a promover a educação digital. É necessário que as pessoas tenham acesso a informações confiáveis e possam tomar decisões informadas com base em fatos, e isso só pode ser alcançado se houver esforços para combater a desinformação.


Deixe suas impressões nos comentários do blog ou no canal do Youtube. Vamos juntos apoiar iniciativas que promovam a educação digital e combatam a desinformação.


14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page