A inserção das tecnologias no ensino de História pode começar com a utilização do computador, que vai possibilitar aos alunos se apropriarem de valores que os levem a compreender o passado e permitir uma análise crítica do presente (Portal Insights). Além disso, as ferramentas digitais podem ajudar a construir novos caminhos a serem utilizados no processo de escolarização dos indivíduos (Revista Epigrafe).
O uso das tecnologias digitais no desenvolvimento da aprendizagem histórica é uma estratégia possível para o ensino de História, como destacado em um estudo que realizou uma oficina sobre o uso das culturas digitais na construção de uma aprendizagem significativa para o Ensino de História (Revistas UECE).
Além disso, a gamificação no processo de aprendizagem também pode ser uma opção, pois, segundo um relatório da Metaari, a gamificação no aprendizado está projetada para crescer 15,4% entre 2019 e 2024, impulsionada por sua eficácia em aumentar o desempenho acadêmico (Meu Positivo).
Outro ponto importante é a possibilidade de criar programas próprios para a pesquisa histórica e interfaces criativas e estimulantes para o desenvolvimento das técnicas inerentes ao contexto atual de pesquisa em história (Dspace STI UFCG).
Ainda, a história da tecnologia também é um campo que pode ser abordado no ensino de História, como mostrado em um curso online da USP, que discute o estudo geral do procedimento, estrutura e processamento de vários tipos de dados (Moodle USP).
Por fim, a tecnologia da informação também pode ser abordada no ensino de História, como mencionado em um artigo da Wikipédia, que define a tecnologia da informação como o estudo geral do procedimento, estrutura e processamento de vários tipos de dados.
Fontes: Portal Insights, Revista Epigrafe, Revistas UECE, Meu Positivo, Dspace STI UFCG, Moodle USP, Wikipédia.
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