A sociedade de consumo é um termo utilizado em economia e sociologia para designar o tipo de sociedade que se encontra em uma avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços, disponíveis graça a elevada produção dos mesmos. Segundo various autores, a sociedade de consumo é pautada na lógica de que "consumir mais é o melhor", ou seja, essa premissa tem suas raíz no processo da Revolução Industrial, onde o modelo de produção em série e o crescimento das empresas de comunicação foram fundamentais para a concretização da sociedade de consumo.
Essa sociedade se caracteriza por uma economia baseada no consumo, em que as necessidades e desejos dos indivíduos são manipulados e satisfeitos pelas empresas produtoras de bens e serviços. A oferta excede a procura, levando as empresas a recorrerem a estratégias de marketing agressivas e sedutoras que induzem o consumidor a consumir, permitindo-lhes escoar a produção.
De acordo com o antropólogo argentino Nestor Canclini, o consumo pode ser definido como o conjunto de processos socioculturais nos quais se realizam a apropriação e os usos dos produtos para atender às necessidades de sobrevivência humana. No entanto, a sociedade de consumo também gera dilemas, como o conflito entre consumo e proteção ambiental, tornando-se necessário encontrar soluções para esses problemas e promover um desenvolvimento sustentável.
Fonte: Vários autores, incluindo Portal Insights, Todo Estudo, Conceitos do Mundo, Mundo Educação, Prepara Enem e outros.
Commentaires