A publicidade desempenha um papel significativo na decisão de compra do consumidor. Ela pode influenciar de forma diferenciada, utilizando-se de veículos de comunicação, persuadindo e instigando o desejo de compra, por influência de promoções, propagandas, meios de comunicação, entre outras (PORTALINSIGHTS, 2019; Mokeka, 2019). A propaganda pode criar conscientização sobre produtos e serviços, persuadir os consumidores a considerá-los e, finalmente, influenciar a decisão de compra (Portal Insights, 2019).
De acordo com estudos, a publicidade pode ter um grande impacto nas escolhas de compra do consumidor, especialmente durante a fase de consideração (Mokeka, 2019). Além disso, a propaganda pode influenciar o comportamento do consumidor, criando um senso de urgência ou destacando os benefícios de um produto (Comanor e Wilson, 1969).
A mídia Out of Home também é uma ferramenta importante para influenciar a decisão de compra do consumidor, pois pode alcançar o consumidor em diferentes momentos e lugares (Consumidor Moderno, 2022). Além disso, a neuromarketing tem se tornado cada vez mais importante na área, pois permite entender como o cérebro dos consumidores funciona e como isso pode ser usado para influenciar suas decisões de compra (Revista Cognitioniss, 2023).
Outras estratégias que podem influenciar a decisão de compra do consumidor incluem a embalagem, a identificação com a marca e o produto, e a comunicação eficaz com os clientes (Sulprint, 2024). Em resumo, a publicidade é um fator importante na decisão de compra do consumidor, podendo influenciar sua escolha de produto ou serviço.
Fontes:
COMANOR, W. S.; WILSON, R. A. The Economics of Consumer Behavior. Journal of Economic Perspectives, v. 23, n. 1, p. 145-158, 1969.
CONSUMIDOR MODERNO. A mídia Out of Home e a influência na decisão de compra. Disponível em: <https://www.consumidormoderno.com.br/consumidor-decisao-compra/>. Acesso em: 25 set. 2023.
MOKEKA. A influência da publicidade na decisão de compra. Disponível em: <https://www.mokeka.com.br/blog/influencia-publicidade-decisao-compra/>. Acesso em: 25 set. 2023.
PORTAL INSIGHTS. Como a publicidade interfere na decisão de compra do consumidor? Disponível em: <https://www.portalinsights.com.br/perguntas-frequentes/como-a-publicidade-interfere-na-decisao-de-compra-do-consumidor>. Acesso em: 25 set. 2023.
REVISTA COGNITIONISS. Neuromarketing: a influência dos sentidos na decisão de compra. Disponível em: <https://revista.cognitioniss.org/index.php/cogn/article/view/335>. Acesso em: 28 dez. 2023.
SULPRINT. Decisão de compra do cliente: como as embalagens influenciam? Disponível em: <https://blog.sulprint.com.br/decisao-de-compra-do-cliente-como-as-embalagens-influenciam/>. Acesso em: 12 ago. 2024.
Comments