Trabalhar por comissão é uma forma de remuneração variável em que os colaboradores recebem uma parte dos ganhos com base nas vendas ou nos resultados que alcançam. Isso pode ser na forma de uma comissão sobre vendas, bônus ou outros incentivos por desempenho.
De acordo com o artigo 457 da CLT, a ajuda de custo é uma quantia repassada aos colaboradores quando é necessário cobrir despesas relacionadas ao trabalho, como mudança de local, viagens, gastos em home office, aluguel etc. Esses valores não integram o salário mensal e devem ser pagos em uma única parcela.
Segundo o portal Insights, um comissionista é o profissional que recebe uma comissão variável, ou seja, que não possui um salário único ou fixo. Esse colaborador recebe seus pagamentos de acordo com o cumprimento das metas pré-estabelecidas em contrato de trabalho.
No entanto, é importante lembrar que o salário por comissão não é apenas uma forma de remuneração, mas também uma ferramenta para motivar e impulsionar os colaboradores a atingirem metas e aumentarem sua produtividade. Além disso, é fundamental que as condições de trabalho sejam justas e transparentes, e que as regras da comissão sejam claras e bem definidas.
Fontes:
* Blog Convenia: Artigo 457 da CLT
* Portal Insights: Como é trabalhar por comissão?
* Reyabogado: Como funciona o salário por comissao?
* Jusbrasil: Empregado "comissionista" e seus direitos trabalhistas...
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