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Como é trabalhar como consultor comercial?

Trabalhar como consultor comercial é uma profissão que envolve analisar, identificar e explicar as razões por trás do declínio nas vendas de uma empresa. Como um consultor comercial, é responsabilidade analisar o desempenho da empresa, identificar oportunidades e ameaças no mercado, e desenvolver estratégias para melhorar as vendas e aumentar a rentabilidade.


Segundo especialistas, um consultor comercial atua como um intermediário estratégico entre a empresa e o cliente, iniciando o processo de vendas, identificando potenciais clientes por meio de pesquisas de mercado, prospecção ativa e networking. Além disso, é fundamental ter habilidades como liderança, autoconhecimento, flexibilidade, agilidade, visão sistêmica e capacidade de comunicação eficaz.


Um consultor comercial também é responsável por apresentar soluções diretas à direção da empresa, prospectar clientes para divulgação de produtos e serviços, negociar, elaborar propostas comerciais e fechar negócios. Isso requer conhecimentos em gestão comercial e negócios, além de habilidades como análise de dados, planejamento, liderança e resolução de problemas.


De acordo com os especialistas, para se tornar um consultor comercial, é preciso buscar conhecimentos na área de gestão comercial e negócios, além de desenvolver habilidades como liderança, autoconhecimento, flexibilidade, agilidade, visão sistêmica, etc. Além disso, é importante ter uma boa compreensão dos mercados, técnicas de vendas, comportamento dos consumidores e processos de produção.


Fontes: Guiadacarreira.com.br, Quero Bolsa, Portal Insights, Indeed.com Brasil, Edital Concursos Brasil, Glassdoor.com.br, Hotmart, Catho, Agendor, Stone, ClickUp, Economia.uol.com.br.

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