A Taxonomia de Bloom é um sistema de classificação dos objetivos educacionais desenvolvido pelo psicólogo americano Benjamin Bloom, em colaboração com outros especialistas, em 1956. A taxonomia visa organizar os processos de ensino e aprendizagem em diferentes níveis de complexidade e especificidade, permitindo que os educadores definam metas claras e objetivos realistas para seus alunos.
A Taxonomia de Bloom consiste em seis categorias principais: Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação. Essas categorias representam diferentes níveis de pensamento crítico e compreensão, desde o simples conhecimento factual até a avaliação e aplicação do conhecimento.
A escrita da Taxonomia de Bloom pode ser feita de várias maneiras, dependendo do contexto e do objetivo. No entanto, é importante ressaltar que a Taxonomia não é uma ferramenta para escrever, mas sim um sistema para categorizar e organizar os objetivos educacionais.
Segundo o site DuckDuckGo, a Taxonomia de Bloom é utilizada em muitos países e foi amplamente adotada na educação, pois ajuda a promover o ensino mais eficaz e a melhoria da qualidade do aprendizado. Além disso, a Taxonomia de Bloom também é utilizada em outras áreas, como a avaliação e a gestão de projetos.
Fontes:
* DuckDuckGo
* Plantareducacao.com.br
* Khan Academy Blog
* Sae.digital
* TutorMundi.com
* Br.psicologia-online.com
* Edisciplinas.usp.br
* Moodle USP: e-Disciplinas
* Moraes Rafael (Medium)
* Unina.edu.br
* Mettzer.com
* Aulaincrivel.com
* Provafacilnaweb.com.br
* Institutointeger.com.br
* Minhabiblioteca.com.br
* Desafiosdaeducacao.com.br
* Blog.saseducacao.com.br
* Youbilingue.com.br
* Educador.com.br
* Via Carreira
* Greelane.com
* Jovensgenios.com
* Portalinsights.com.br
* Caju.com.br
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