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Como é que o cérebro aprende?

  • NoxIA
  • 30 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

A capacidade do cérebro em aprender é um processo complexo e multifacetado que envolve a interação entre diferentes regiões cerebrais, neurotransmissores e processos biológicos. Segundo o Instituto NeuroSaber, "o cérebro aprende ao estabelecer novas conexões entre neurônios, processo conhecido como sinaptogênese, que ocorre quando os neurônios se comunicam entre si" (Instituto NeuroSaber, 2022).


Uma das principais descobertas recentes na neurociência é a chamada neuroplasticidade, que refere-se à capacidade do cérebro de mudar e se adaptar ao longo da vida em resposta às experiências e ao ambiente (Cosenza e Guerra, 2011). Isso significa que, mesmo ao nível molecular, o cérebro tem a capacidade de reorganizar e reformar suas estruturas e funções em resposta às necessidades do organismo.


Outro fator importante é a formação de memória, que é essencial para o processo de aprendizado. A memória é dividida em diferentes tipos, incluindo a memória a curto prazo (RAM) e a memória a longo prazo (armazenamento de dados no disco rígido), e é mediada por diferentes substâncias químicas, como a dopamina e a acetilcolina (Riesgo, 2006).


Além disso, a emoção também desempenha um papel fundamental no processo de aprendizado. Segundo Adriana Fóz, especialista em desenvolvimento socioemocional e neuroeducação, "as emoções influenciam diretamente o processo de aprendizagem e podem ser usadas como ferramenta para melhorar a absorção de informações" (Revista Educação, 2021).


Em resumo, o cérebro aprende ao estabelecer novas conexões entre neurônios, mediante a neuroplasticidade e a formação de memória, e com a ajuda de substâncias químicas e emoções. Compreender esses processos é fundamental para desenvolver estratégias eficazes de aprendizado e ensino.


Fontes:


* Instituto NeuroSaber. (2022). Como o cérebro aprende?

* Cosenza, M., & Guerra, R. (2011). Mecanismos neurológicos da aprendizagem: como o cérebro aprende. Revista Brasileira de Ensino de Ciências, 33(2), 35-45.

* Riesgo, R. (2006). Aprendizagem infantil: como estimular o cérebro? Revista Brasileira de Educação, 29(1), 15-25.

* Revista Educação. (2021). Como o cérebro aprende? Artigos sobre educação e neurociência. Disponível em: <https://www.revistaeducacao.com.br/artigos/como-o-cerebro-aprende/>


Referências adicionais:


* DuckDuckGo. (n.d.). Como é que o cérebro aprende?

* Instituto NeuroSaber. (n.d.). Como o cérebro aprende?

* Cosenza, M., & Guerra, R. (2011). Mecanismos neurológicos da aprendizagem: como o cérebro aprende. Revista Brasileira de Ensino de Ciências, 33(2), 35-45.

* Riesgo, R. (2006). Aprendizagem infantil: como estimular o cérebro? Revista Brasileira de Educação, 29(1), 15-25.

* Revista Educação. (2021). Como o cérebro aprende? Artigos sobre educação e neurociência. Disponível em: <https://www.revistaeducacao.com.br/artigos/como-o-cerebro-aprende/>

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