O setor de compras, também conhecido como departamento de Compras ou Procurement, é o departamento da empresa responsável por comprar produtos ou contratar serviços. O principal objetivo do setor de compras é garantir que a empresa esteja abastecida de forma adequada, permitindo que seus processos alcancem resultados satisfatórios.
Segundo o site SAC Logística, o setor de compras é responsável por gerenciar o processo de aquisição de bens e serviços necessários para o funcionamento eficiente e eficaz da empresa (1). Isso inclui a seleção e cadastro dos fornecedores, considerando fatores como qualidade, confiabilidade, preço e atendimento.
De acordo com o Pipefy, o setor de compras é fundamental para a cadeia de suprimentos, pois é responsável por pesquisar, negociar e adquirir os produtos e serviços necessários para a empresa (2). Além disso, o setor de compras deve também realizar planejamento de compras, gestão de estoque e controle de custos.
A gestão do setor de compras é essencial para as empresas, pois afeta diretamente a saúde financeira da organização, influenciando nos custos, despesas, margens de lucro e comercialização de produtos (3). Para isso, é necessário que os profissionais do setor de compras sejam capacitados e treinados para realizar suas funções de maneira eficaz.
Além disso, o setor de compras também é responsável por realizar negociações com fornecedores, receber e organizar pedidos de compras, emitir ordens de compra e controlar o estoque. É fundamental que o setor de compras esteja bem estruturado e organizado para que a empresa possa realizar suas atividades de forma eficiente e eficaz.
Fontes:
(1) SAC Logística - Setor de Compras: O que é e como funciona?
(2) Pipefy - Como funciona o setor de compras de uma empresa?
(3) Concur - Departamento de compras: saiba como otimizar os processos do setor
Comments