O Custo da Mercadoria Vendida (CMV) é um indicador financeiro que calcula os gastos para produzir ou adquirir mercadorias até que elas sejam vendidas. O cálculo do CMV é fundamental para a análise financeira e gestão de estoques de uma empresa.
Existem diferentes formas de calcular o CMV, mas a fórmula mais comum é a seguinte: CMV = EI + C - EF, onde:
* EI é o Estoque Inicial, ou seja, o valor das mercadorias que a empresa havia em estoque no início do período;
* C é as Compras realizadas durante o período, ou seja, o valor total das mercadorias compradas;
* EF é o Estoque Final, ou seja, o valor das mercadorias que a empresa ainda tem em estoque ao final do período.
Para calcular o CMV, é necessário conhecer os custos diretos associados à produção ou aquisição das mercadorias, incluindo despesas como materiais, mão-de-obra, transportes e impostos. Além disso, é importante considerar as devoluções de compras e vendas, bem como as perdas e os ganhos decorrentes da venda das mercadorias.
De acordo com os especialistas, o cálculo do CMV ajuda a entender os custos de um negócio, sendo fundamental para a precificação de produtos e para ter uma margem ideal de lucro bruto. Além disso, o CMV é essencial para calcular o resultado operacional da empresa e identificar oportunidades de melhoria na gestão dos estoques.
Segundo a Contabilidade, o CMV pode assinalar cálculos diferenciados dependendo do regime adotado pela organização. Existem duas alternativas de análise de período conhecidas como inventário periódico e inventário permanente.
Já a XP Investimentos explica que compreender como funciona, para que serve e como calcular o CMV coloca o gestor no controle financeiro do negócio, ficando a par de tudo o que envolve valores, lucros e o preço das mercadorias.
Além disso, a Conta Azul destaca que o cálculo do CMV é feito a partir de uma fórmula que usa os dados dos elementos mostrados acima, e que há várias formas de calcular o CMV e entender os custos das mercadorias vendidas.
Fontes:
Conta Azul, Exame, Tray, FIA, XP Investimentos, Analize, Blog GS1BR, Contabilizei, Blog Bling, Rafael Carvalho, CalculareConverter, TOTVS, NFE.io Blog, eGestor, Mandaê, Inovar, 4CINCO, Portal Contábeis, Ecommercenapratica, Cidesp.
コメント