O ambiente de marketing é composto por fatores externos (de mercado) ou internos (da empresa) que influenciam nos negócios. Segundo Leticia Abrantes, em seu artigo publicado no Rockcontent, os ambientes de marketing são todos os fatores que influenciam de alguma forma os negócios de uma empresa. Elas podem estar relacionadas a fatores internos e externos, vinculadas ao micro ou ao macroambiente, impactando nas ações e na sua própria competitividade.
De acordo com o Portal Insights, o ambiente de marketing pode ser dividido em três perspectivas fundamentais: o "macro-ambiente", o "micro-ambiente" e o "ambiente interno". O macroambiente refere-se às forças externas que influenciam a empresa, como o mercado consumidor, mercados industriais e concorrentes. O microambiente, por outro lado, se refere às forças internas que também influenciam a empresa, como a cultura organizacional e a estrutura da empresa.
Além disso, o Mix de Marketing, também conhecido como Composto de Marketing, é um conjunto de elementos necessários para um plano de marketing eficiente. Tradicionalmente, ele é formado pelos 4Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção.
É importante que as empresas tenham conhecimento sobre o ambiente de marketing em que operam, para que possam criar estratégias de marketing mais eficazes e adaptadas às necessidades dos clientes e ao mercado. Segundo o Cristiane Thiel, em seu artigo publicado no seu blog, entender os fatores externos e internos que formam o ambiente de marketing é fundamental para ter sucesso nos negócios.
Fonte: Rockcontent, Portal Insights, Cristiane Thiel e outras.
Comments