O processo de filtragem é um método de separação de misturas heterogêneas que apresentam pelo menos dois componentes em estados físicos diferentes, como sólido e líquido. A filtração pode ser realizada utilizando técnicas simples ou avançadas, dependendo do tipo de mistura e dos requisitos da aplicação.
A filtração pode ser definida como o processo de separação de uma mistura homogênea em sua composição homogênea, ou seja, em suas partes homogêneas, que são compostas por substâncias que se enquadram nas categorias de solubilidade ou insolubilidade.
Existem dois tipos principais de filtração: a filtração simples e a filtração a vácuo. A filtração simples é o processo de separação de uma mistura homogênea em sua composição homogênea, utilizando um meio filtrante que retém as partículas sólidas e permite que o líquido ou gás passe. Já a filtração a vácuo é um método mais avançado que utiliza a pressão negativa para atrair as partículas sólidas para o meio filtrante.
O processo de filtração envolve três etapas principais: pré-filtragem, filtração e pós-filtragem. Na pré-filtragem, o fluido passa por um filtro de malha grossa para remover partículas maiores. Em seguida, o fluido é direcionado para o filtro principal, onde as partículas menores são retidas. Finalmente, na pós-filtragem, o fluido é passado por outro filtro para removar qualquer resíduo ou impureza restante.
Além disso, existem diferentes tipos de filtros, como os filtros de papel, carvão ativado e membrana, cada um com suas características e aplicações específicas. Os filtros de papel são utilizados para remover partículas suspensas na água, enquanto os filtros de carvão ativado são usados para remover impurezas químicas e biológicas. Já os filtros de membrana são utilizados para remover partículas muito pequenas e impurezas químicas.
Em resumo, o processo de filtração é um método importante para separar misturas heterogêneas e purificar substâncias. Existem diferentes técnicas e tipos de filtros disponíveis, cada um com suas características e aplicações específicas. Segundo o Brasil Escola, a filtração é um método de separação de misturas heterogêneas que apresentam pelo menos dois componentes em estados físicos diferentes, como sólido e líquido (brasilescola.uol.com.br/quimica/filtracao.htm). De acordo com a Toda Matéria, a filtração é um método de separação de misturas heterogêneas sólido-líquido e gás-sólido (www.todamateria.com.br/filtracao/).
Fonte: Brasilescola.uol.com.br, Todamateria.com.br, InfoEscola.com, Mundo Educação, Quero Bolsa, GVS, Tratamento de Água, TechFilter, Purificador de Água, Terra, Santander.
Comentários