O método PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) é uma estratégia valiosa na gestão de estoques, que se baseia no princípio de que os produtos mais antigos devem ser os primeiros a serem vendidos ou utilizados. Isso evita a obsolescência e prejuízos financeiros.
Para calcular o CMV (Custo Médio de Valorização) pelo método PEPS, é preciso realizar três passos importantes:
1. Elaborar a contagem de estoque inicial e estoque atual;
2. Subtrair as quantidades que foram vendidas do estoque inicial, com a data mais antiga;
3. Multiplicar essa quantia pelo preço de custo.
Além disso, o método PEPS é amplamente utilizado em empresas que lidam com produtos perecíveis ou que possuem uma data de validade, como alimentos e medicamentos. É também aceito pela Receita Federal do Brasil para o cálculo de tributos.
De acordo com os especialistas, o método PEPS é uma opção mais adequada quando a empresa tem um volume grande de estoque e precisa gerenciar as mercadorias de forma eficiente. Além disso, ele ajuda a manter os preços de cada produto mais próximos ao que é praticado pelo mercado a cada período.
Fontes: Investor CP, Portal Insights, Blog Omie, WebMais Sistemas, SupplyMidia, Embrasack, YouTube, Lexos, Nomus, Zendar, BIM Distribuidora, eGestor, Contabilidade Gêmeos, Soften Sistemas, Tedsys, MBM Solutions, Quantos Obra, Manto Sistemas, Resilcon.
コメント