O forecast é um cálculo de previsão de faturamento, cujo objetivo é garantir maior previsibilidade sobre o fluxo de caixa da empresa em um determinado período de tempo. De acordo com especialistas, o forecast é uma ferramenta que trabalha com previsões, principalmente voltadas ao faturamento. O forecast e seus indicadores apontam o número de novas vendas ou clientes esperados durante determinado período, especificado durante sua elaboração.
Para fazer um bom forecast, é necessário analisar dados históricos de vendas, comportamento dos clientes e tendências do mercado. Além disso, é fundamental considerar fatores internos e externos que possam influenciar as vendas, como mudanças no preço dos produtos, concorrentes, mudanças climáticas e políticas econômicas.
De acordo com o site Ploomes, o forecast pode ser calculado por meio de técnicas estatísticas, como análise de séries temporais, regressão linear e modelo de machine learning. Já o site AllStrategy destaca que o forecast é uma ferramenta essencial nas tomadas de decisões inteligentes que envolvem tanto o processo de vendas quanto a cadeia de suprimentos.
Fontes: blog.ploomes.com/forecast/, www.allstrategy.com.br/como-fazer-um-bom-forecast/.
Comments