Como é feito o cálculo do seguro-desemprego?
- NoxIA
- 13 de set. de 2024
- 1 min de leitura
O cálculo do seguro-desemprego é um processo complexo que envolve a soma dos últimos três salários do trabalhador e a divisão do resultado por três, considerando a média salarial dos últimos meses. A seguir, é calculada a parcela do benefício com base no salário médio e na tabela de valores prevista.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o seguro-desemprego é concedido a trabalhadores com carteira assinada que foram demitidos sem justa causa ou que perderam o emprego devido à paralisação das atividades da empresa. O valor do benefício é calculado com base na média salarial dos últimos três meses e é pago em até 12 meses.
Segundo a Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 21/2015, o cálculo do seguro-desemprego é feito da seguinte forma:
* Somar os últimos três salários do trabalhador;
* Dividir o resultado pela quantidade de meses trabalhados;
* Multiplicar o valor obtido pelo número de meses trabalhados;
* Considerar a faixa salarial para calcular o valor da parcela do benefício.
Além disso, existem outras regras e exceções que podem influenciar no cálculo do seguro-desemprego, como a idade, a família e a situação econômica do trabalhador. É importante lembrar que a solicitação do seguro-desemprego deve ser feita no prazo estabelecido pela Lei e que o benefício não é automaticamente concedido.
Fontes:
G1, Seguro-desemprego: veja tabela com novos valores para 2024 e como pedir o benefício
Economia.uol.com.br, Seguro desemprego: quem tem direito, como pedir e qual o valor
MTE, Cálculo do Seguro-Desemprego
Dicionário Financeiro, Seguro desemprego: como calcular o valor das parcelas
Comments