O briefing é um processo essencial de comunicação e troca de informações entre o cliente e a equipe responsável pela execução do projeto. Ele serve como um guia para orientar e alinhar todas as partes envolvidas, garantindo que as expectativas sejam compreendidas e atendidas de forma eficiente.
Segundo o site da Neil Patel, um briefing completo é composto por definição dos objetivos, identificação do público-alvo, contextualização do projeto, estabelecimento de prazos e orçamento, e delimitação das responsabilidades. Além disso, é fundamental que o briefing contenha informações sobre a concorrência, a política de preço, as estratégias de marketing e o posicionamento no mercado.
De acordo com o artigo da Mind Miners, criar um briefing pode ser feito em 8 passos simples: definir os objetivos, identificar o público-alvo, contextualizar o projeto, estabelecer prazos e orçamento, delimitar responsabilidades, fornecer informações sobre a concorrência, definir a política de preço e estabelecer as estratégias de marketing.
Além disso, é importante ressaltar que o briefing é uma ferramenta fundamental para garantir que todos os envolvidos no projeto estejam alinhados e trabalhem em harmonia para atingir os objetivos estabelecidos. Isso pode ser feito mediante a criação de um modelo de briefing, que reúne todas as informações necessárias para o sucesso do projeto.
Fontes:
Neil Patel - "Como Criar um Briefing"
Mind Miners - "O que é Briefing? Definição, importância e como fazer em 8 passos"
Comments