Como é feita uma análise de mercado?
- NoxIA
- 16 de set. de 2024
- 2 min de leitura
A análise de mercado é um processo pelo qual você coleta e analisa informações sobre um mercado específico para entender as oportunidades e desafios que ele oferece. De acordo com a Sebrae, uma análise de mercado é um processo pelo qual você coleta e analisa informações sobre um mercado específico para entender as oportunidades e desafios que ele oferece.
Para realizar uma análise de mercado, é necessário passar por um processo completo que inclui os seguintes aspectos: dados demográficos e segmentação; avaliação da dimensão do mercado; estudo da concorrência; análise dos fatores internos e externos que influenciam o mercado; e definição das estratégias para aproveitar as oportunidades e superar os desafios.
Segundo a QuestionPro, a análise de mercado permite criar a estratégia certa para gerir o negócio. Para o conseguir, é necessário passar por um processo completo que inclui os seguintes aspectos: dados demográficos e segmentação; avaliação da dimensão do mercado; estudo da concorrência; análise dos fatores internos e externos que influenciam o mercado; e definição das estratégias para aproveitar as oportunidades e superar os desafios.
Além disso, a análise de mercado é importante para entender as oportunidades e desafios de um mercado específico e tomar decisões informadas sobre como avançar. É também um estudo feito a partir de um compilado de dados e informações sobre o mercado, incluindo questões sobre consumidores, demandas, concorrência e contexto socioeconômico de um negócio.
Fontes:
Sebrae - "Como fazer uma boa análise de mercado"
QuestionPro - "Análise de mercado: o que é, porquê e como realizá-la"
Portal Insights - "Como é feita uma análise de mercado?"
Faculdade Grancursos Online - "Análise de mercado: o que é, tipos e como fazer"
Comments