A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de correção utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A TRI considera dois fatores: a dificuldade e a consistência das questões.
Para calcular a nota do Enem, o INEP soma as notas das quatro provas objetivas, que incluem Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, e a redação. Em seguida, divide o resultado pela quantidade de provas (cinco).
Já para a média simples, basta somar as notas das cinco provas e dividir por cinco. No entanto, some vezes, universidades ou instituições de ensino superior estabelecem pesos para cada uma das provas, tornando a média mais complexa.
De acordo com a maioria dos sites especializados em vestibulares, como Tudo sobre Vestibulares e ENEM, dicas.vestibulares.com.br, e outros, a forma correta para calcular a média do Enem é somar as notas das cinco provas e dividir por cinco.
Além disso, é importante lembrar que a nota do Enem é utilizada para ingressar em cursos superiores públicos e particulares no Brasil e também em Portugal, por exemplo. As regras e pesos para uso das notas variam de acordo com a instituição de ensino.
Fontes:
- etc.
Comments