top of page
NoxIA

Como é feita a comunicação via celular?

A comunicação via celular é um processo complexo que envolve a transmissão de sinais elétricos por meio de ondas de rádio entre aparelhos móveis e estações base. Segundo fontes como a InfoEscola e a Universidade de São Paulo, a comunicação celular ocorre por meio de diferentes mecanismos, incluindo a sinalização autócrina, parácrina e endócrina.


Na primeira etapa, o usuário faz uma chamada ou envia uma mensagem para outro aparelho móvel. Isso é possível graças às juntas comunicantes, canais de proteína que permitem a transmissão de sinais químicos e elétricos entre células adjacentes.


Os sinais elétricos são então convertidos em ondas de rádio, que são enviadas para uma estação base mais próxima. A estação base, também conhecida como site de célula, está ligada à rede telefônica pública comutada (PSTN) e fornece acesso à Internet.


As ondas de rádio são recebidas por outros aparelhos móveis na área da estação base, permitindo que outras pessoas façam ligações ou enviem mensagens. De acordo com a Khan Academy, a comunicação via celular é possível graças ao uso de frequências de rádio específicas, que são designadas pela Organização Mundial de Regulamentação das Comunicações (OMR).


A comunicação via satélite também é uma opção, embora seja menos comum. Nesse caso, as informações são transmitidas por meio de satélites artificiais que orbitam a Terra, permitindo que os aparelhos móveis se comuniquem com outras partes do mundo.


Em resumo, a comunicação via celular é um processo que envolve a conversão de sinais elétricos em ondas de rádio, que são transmitidas entre aparelhos móveis e estações base, permitindo a troca de informações entre pessoas em diferentes locais.

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Qual é o tamanho de 16:9?

O tamanho de 16:9 é uma proporção de aspecto que é definida como 1,77 ou 1,78, o que significa que para cada unidade de largura, há...

Comments


bottom of page