A coleta de dados qualitativos é um processo sistemático de obtenção de informações não quantificáveis, que busca compreender a natureza complexa das experiências humanas, as percepções e os significados atribuídos por indivíduos a eventos ou fenômenos. Segundo o site QuestionPro, a coleta de dados qualitativos é de natureza exploratória, implica análise e investigação aprofundada (www.questionpro.com/blog/pt-br/coleta-de-dados-qualitativos/).
Os métodos de coleta de dados qualitativos são focados principalmente na obtenção de ideias, raciocínio e motivações; para que seja algo mais aprofundado em termos de pesquisa. Alguns exemplos de técnicas de coleta de dados qualitativos incluem entrevistas em profundidade, observação participante, grupos focais e análise de conteúdo (www.portalinsights.com.br/perguntas-frequentes/quais-sao-os-metodos-de-coleta-de-dados-qualitativos).
De acordo com o blog da Mettzer, a coleta de dados é um processo que visa reunir os dados para uso secundário por meio de técnicas específicas de pesquisa. Esses dados são utilizados para tarefas de pesquisa, planejamento, estudo, desenvolvimento e experimentações (blog.mettzer.com/coleta-de-dados/).
Além disso, a coleta de dados qualitativos pode ser realizada através da observação, entrevista, grupo focal e análise de documentos. A escolha da técnica depende do objetivo da pesquisa e dos objetivos da coleta de dados (www.cursospm3.com.br/blog/analise-de-dados-qualitativos-como-fazer/).
Fontes:
QuestionPro (www.questionpro.com/blog/pt-br/coleta-de-dados-qualitativos/)
Portal Insights (www.portalinsights.com.br/perguntas-frequentes/quais-sao-os-metodos-de-coleta-de-dados-qualitativos)
Mettzer (blog.mettzer.com/coleta-de-dados/)
Cursos SPm3 (www.cursospm3.com.br/blog/analise-de-dados-qualitativos-como-fazer/)
Commentaires