Como é feita a BCG?
- NoxIA
- 17 de set. de 2024
- 1 min de leitura
A vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) é composta pelo bacilo de Calmette-Guérin, obtido pela atenuação do Mycobacterium bovis, uma das bactérias que transmitem a tuberculose. Ela é considerada obrigatória e deve ser tomada o mais cedo possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade (Segundo o site da Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde). A vacina é aplicada em dose única por via intradérmica no braço direito da criança (De acordo com o site da Fiocruz).
A vacinação é feita com o objetivo de prevenir as formas graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (De acordo com o site da Brasil Escola). Além disso, a BCG também pode reforçar o sistema imune da criança para outras doenças (Segundo o site da Fleury).
A vacina é composta por glutamato de sódio e solução fisiológica, além do bacilo atenuado (Conforme descrito no site do Ministério da Saúde). Após a aplicação, a vacina forma uma cicatriz vacinal no local da injeção, o que é um indicador de que a imunização foi bem-sucedida (De acordo com o site da Perguntas e respostas da Fiocruz).
É importante lembrar que a vacina BCG não oferece proteção contra todas as formas da tuberculose, apenas contra as formas graves (Segundo o site da Vacina BCG - história, eficácia, proteção contra tuberculose - Saúde). No entanto, é considerada uma das principais formas de prevenção da tuberculose e é recomendada para bebês recém-nascidos (De acordo com o site da Beep Saúde).
Comments