Como é feita a antecipação de recebíveis?
- NoxIA
- 17 de set. de 2024
- 1 min de leitura
A antecipação de recebíveis é um recurso financeiro que permite às empresas receberem valores antes do prazo previsto, utilizando-se legalmente de empresas especializadas nessa área ou instituições financeiras. Essa estratégia é utilizada quando a empresa decide converter ativos de longo prazo em recursos imediatos, reforçando o fluxo de caixa.
De acordo com informações do Banco Central do Brasil, a antecipação de recebíveis consiste em um recurso que permite ao lojista adiantar o recebimento de valores que só chegariam até ele no prazo inicialmente acordado com a credenciadora. Assim, por meio da operação, o empreendedor pode receber dinheiro referente a vendas a prazo, parceladas, antes mesmo de a cobrança ser feita.
Para realizar a antecipação de recebíveis, uma empresa precisa buscar por uma instituição financeira especializada em essa área e comprovar, mediante documentos, os valores que serão recebidos futuramente. Em seguida, a solicitação entra em análise e, se for aprovada, o valor é creditado na conta da empresa.
A antecipação de recebíveis é considerada uma modalidade de crédito empresarial vinculada aos recebíveis de um negócio. Os recebimentos são valores que a empresa tem a receber por vendas realizadas a crédito ou parceladas. A antecipação desses recebimentos pode ser feita de maneira simples e rápida, o que alivia a empresa em vários momentos.
Além disso, a antecipação de recebíveis oferece várias vantagens, como a possibilidade de quitar dívidas do negócio, investir na expansão da empresa ou gerar fluxo de caixa. No entanto, é importante ressaltar que existem custos para realizar a antecipação de recebíveis, e as instituições financeiras que adiantam os valores cobram taxas estipuladas em relação ao tempo de compensação dos créditos em questão.
Comments