A amostragem aleatória é um método de seleção de uma amostra de elementos de uma população, onde cada membro da população tem a mesma possibilidade de ser selecionado. Isso é alcançado atribuindo um identificador único a cada membro da população e utilizando um método aleatório, como um gerador de números aleatórios, para escolher um subconjunto de participantes (estatisticafacil.org/amostragem-aleatoria/).
Em outras palavras, a amostragem aleatória consiste em enumerar os elementos da população e selecionar aleatoriamente os elementos que integrarão a amostra. Nesse tipo de amostragem probabilística, cada membro da população tem a mesma possibilidade de ser selecionado (www.portalinsights.com.br/perguntas-frequentes/como-e-feita-a-amostragem-aleatoria).
Além disso, existem vários tipos de amostragem aleatória simples, incluindo a amostragem aleatória sistemática, conglomerada e estratificada. A amostragem aleatória simples é o tipo mais utilizado e é eficaz para reduzir vieses da amostra, já que a seleção é aleatória (blog.mettzer.com/amostragem/).
Para realizar uma amostragem aleatória simples, é necessário definir a população-alvo, identificar um quadro de amostragem atual da população-alvo ou desenvolver um novo e avaliar o quadro de amostragem para a falta de cobertura, cobertura excessiva, cobertura múltipla e agrupamento (www.questionpro.com/blog/pt-br/amostragem-aleatoria-simples-tudo-o-que-voce-precisa-saber/).
A amostragem aleatória é fundamental para a aplicação prática da estatística, permitindo que os pesquisadores coletem dados de forma eficiente e façam inferências sobre a população com base nesses dados amostrais (www.questionpro.com/blog/pt-br/estatistica-amostragem-definicao-formula-e-exemplo/).
Comentarios