O lambe-lambe é uma vertente da arte de rua que utiliza cartazes como intervenção urbana, com o intuito de transmitir ideias e pensamentos, divulgar as artes ou até mesmo protestos elaborados através de imagens e textos. Segundo Gravura Contemporânea, o lambe-lambe conquistou seu espaço como uma forma de expressão artística nas cidades brasileiras, originário da França, onde é conhecido como affiche.
A arte do lambe-lambe pode ser encontrada em várias partes do mundo, desde os primórdios da publicidade nas ruas até hoje. No Brasil, é possível encontrar grandes nomes do lambe-lambe, como Obey ou Shepard Fairey, Swoon e Gaia, que misturaram diferentes conceitos e elementos de outras linguagens, criando obras-primas únicas. Além disso, o lambe-lambe também é uma forma de expressão do artista que o cria, usando do espaço crítico para expor suas obras.
De acordo com Portal Insights, o lambe-lambe é uma forma de arte urbana que se dispõe tanto como um movimento de linha crítica propondo uma reflexão contrária à alguma atitude, desigualdade ou norma social ou simplesmente como forma de expressão do artista que o cria. Além disso, a arte do lambe-lambe também pode ser aplicada em diferentes tipos de superfícies, desde paredes até eletrodomésticos, e em todos os ambientes do lar.
Fontes: Gravura Contemporânea, Portal Insights, Design Culture, Do Edu, Olga Chiapim, Yoo Mag, Portal Intercom, Jornalismo SP, Decor Facil, QuintoAndar, AprendiZAP, JC, Cidesp, Casa.com.br, GPG, Portal Insights, Revista Casa e Jardim.
Comments