O sal é um mineral encontrado na natureza, sendo sua origem proveniente da evaporação de águas salgadas em lagos e mares. É um dos elementos mais antigos utilizados pelo homem, tendo sido utilizado desde a antiguidade para conservar alimentos e como moeda de troca. De acordo com a Wikipédia, o sal mais popularmente conhecido é o cloreto de sódio, vulgarmente conhecido como "sal comum" ou "sal da cozinha", por ser largamente utilizado na alimentação humana.
A fórmula empírica de um sal é determinada pelo número de ions, e suas cargas positivas e negativas. O sal é uma substância cristalina composta principalmente por moléculas de sódio e cloro, além de outros minerais em quantidades muito menores. Ele também conta com iodo adicionado.
Existem vários tipos de sal, cada um com suas próprias características e propriedades. Além do sal comum, há também o sal rosa, o sal light, o sal marinho e outros. Cada tipo de sal tem seu uso próprio e pode ser utilizado em diferentes contextos, seja para temperar alimentos, conservá-los ou mesmo como ingrediente em receitas culinárias.
No Brasil, a forma mais comum de produzir sal é através de salinas, áreas onde o sal resulta da evaporação da água do mar. O sal é encontrado naturalmente na natureza, mais precisamente em jazidas litorâneas, como um mineral conhecido como sal-gema ou halita.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a Sociedade Brasileira de Hipertensão, o ideal é consumir 2g de sódio por dia, que equivale a 5g de sal. É importante lembrar que o sal deve ser usado moderadamente, pois excesso de consumo pode causar problemas de saúde.
Comments