O marketing Mix, também conhecido como composto de marketing ou 4 Ps do marketing, é um conjunto de quatro elementos – produto, preço, promoção e praça (distribuição) – que compõem as principais atividades de marketing e vendas de uma empresa. Esta estratégia foi desenvolvida por Neil Borden, um professor americano, em 1953, e posteriormente refinada por Philip Kotler, outro renomado especialista em marketing.
A definição mais comum do marketing Mix é a que se refere aos 4 Ps, que são:
1. Produto: refere-se ao bem ou serviço oferecido ao mercado;
2. Preço: abrange não apenas o valor monetário, mas também a proposta de valor e a percepção do valor pelo consumidor;
3. Praça (distribuição): envolve a maneira pela qual o produto é distribuído e disponibilizado ao mercado;
4. Promoção: inclui todas as ações de marketing e publicidade realizadas para promover o produto ou serviço.
No entanto, há também uma versão mais recente do marketing Mix, que inclui sete elementos: produto, preço, praça, promoção, posicionamento, pessoas e processo. Essa abordagem é mais ampla e considera fatores como a gestão da equipe e a estrutura organizacional.
O marketing Mix é um conceito fundamental em marketing e é utilizado por empresas de todos os tamanhos e setores para planejar e executar suas estratégias de marketing e vendas.
Comments