A avaliação pode ser classificada de diferentes formas, segundo sua abrangência, objetivos e periodicidade. Em geral, existem quatro principais categorias de avaliações: diagnóstica, formativa, somativa e normativa.
A avaliação diagnóstica tem o objetivo de identificar o nível de proficiência dos alunos em determinada área do conhecimento, assim como suas habilidades, competências e dificuldades de aprendizagem (educacional.com.br/gestao-escolar/avaliacao-diagnostica/). Ela é utilizada para mapear os pontos fortes e as dificuldades de forma qualitativa (educacao.imaginie.com.br/estrategias-de-avaliacao/).
A avaliação formativa é uma proposta avaliativa que inclui a avaliação no processo ensino-aprendizagem. Ela se materializa nos contextos vividos pelos professores e alunos e possui como função, a regulação das aprendizagens (todasasrespostas.pt/o-que-e-uma-avaliacao-classificatoria). Essa avaliação é utilizada para desenvolver as aprendizagens e melhorar o processo ensino-aprendizagem.
A avaliação somativa tem o objetivo de verificar o grau de compreensão e aplicação dos conhecimentos e habilidades adquiridos pelos alunos. Ela é utilizada para classificar os alunos e fornecer feedback sobre o desempenho (portalinsights.com.br/perguntas-frequentes/como-e-classificada-a-avaliacao).
A avaliação normativa tem o objetivo de avaliar a performance dos alunos em relação aos padrões estabelecidos pela escola ou pelo sistema educacional. Ela é utilizada para seleção ou classificação dos alunos (educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/16/12/a-avaliacao-segundo-a-lei-de-diretrizes-e-bases-da-educao).
Além disso, existem outras formas de classificar a avaliação, como a avaliação de desempenho, que é utilizada para mensurar a performance individual e coletiva dos colaboradores (neon.com.br/aprenda/empresas/avaliacao-de-desempenho/) e a avaliação da qualidade do ar, que é classificada em diferentes níveis de poluição (gauchazh.clicrbs.com.br/passo-fundo/geral/noticia/2024/09/qualidade-do-ar-em-passo-fundo-e-classificada-como-boa-mas-deve-piorar-a-partir-desta-quarta-feira-cm16t8cql00oc0133ts66pmn8.html).
Comments