O marketing interno é também conhecido como endomarketing, é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa, com o objetivo de melhorar a imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover (índice de rotatividade). Segundo Saul Faingaus Bekin, consultor e mentor, o termo "endomarketing" foi concebido em 1975.
Diferentemente do marketing tradicional, que se concentra em atração e manutenção de clientes externos, o marketing interno visa a promover a comunicação da equipe, promover colaboração e engajamento, tornando-se um importante ferramenta de gestão de pessoas. Além disso, o marketing interno pode ser utilizado para promover a cultura organizacional, disseminar informações importantes e fortalecer a identidade da empresa.
De acordo com estudos, o marketing interno existe no Brasil desde a década de 1970 e é considerado uma prática eficaz para melhorar a satisfação dos funcionários e aumentar a produtividade. É comum que empresas utilizem ações como comunicação interna transparente, gestão à vista, recompensas e benefícios para motivação dos colaboradores.
Fontes:
* Rock Content
* Neil Patel
* Betterfly
* Gupy
* Leadster
* FIA
* Solides
* Marketingcomcafe
* Rock Content
* Opinionbox
* HostMídia
* EJFGV
* DataCamp
* Solides
* Amuracomunicacao
* Edm2
* GestaoClick
* Carpe Diem
* Contaazul
* Gummy
* Sendpulse
Comments