Como é caracterizada a publicidade infantil?
- NoxIA
- 18 de set. de 2024
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A publicidade infantil é uma ferramenta de comunicação voltada para crianças que tem como finalidade divulgar determinado produto, marca ou serviço e estimular o seu consumo. Pode ser realizada em quaisquer mídias, tais como comerciais de televisão, internet, banners, embalagens, vídeos de YouTube, entre outras.
De acordo com a Lei nº 8.078/90, o Código de Defesa do Consumidor, a publicidade dirigida a crianças se aproveita da deficiência de julgamento e experiência desse público. Além disso, a Resolução nº 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) define que a publicidade infantil é prática abusiva no Brasil.
A publicidade infantil é caracterizada por qualquer tipo de comunicação mercadológica que tenha como objetivo persuadir a criança a consumir um produto ou serviço. Isso pode incluir anúncios de TV, propaganda em redes sociais, publicidade em jogos online, entre outros.
No entanto, a publicidade infantil também é regulamentada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e tem suas especificidades. A publicidade na advocacia é proibida de captação de clientela, pois visa manter a dignidade da profissão e evitar práticas consideradas antiéticas.
Além disso, a publicidade infantil também é criticada por induzir a cultura de consumo excessivo e estimular padrões alimentares não saudáveis. Segundo a nutricionista e líder do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec Ana Paula Bortoletto, a criança é muito sensível às estratégias e práticas publicitárias, o que se torna ainda mais complicado quando a publicidade estimula padrões alimentares não saudáveis.
Fontes: Aurum, Neil Patel, Meio e Mensagem, Portal Insights, Rock Content, eCycle, Jusbrasil, Agência Brasil, VLV Advogados, essenciadalei.com.br, Idec, ABa, Terra, Em.com.br.
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