Como é calculado o SAT?
- NoxIA
- 19 de set. de 2024
- 1 min de leitura
O Seguro de Acidente de Trabalho (SAT) é uma contribuição paga pelas empresas para ajudar a cobrir as despesas da Previdência Social com benefícios decorrentes de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. O cálculo do SAT é baseado na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), que define o risco da atividade econômica exercida pela empresa.
A alíquota do SAT varia de 1% a 3%, dependendo do nível de risco das atividades fixado pela CNAE: leve, médio ou grave. O SAT é calculado sobre a folha de pagamento da empresa, multiplicando-se a remuneração total dos empregados pela alíquota RAT (1%, 2% ou 3%). O resultado obtido pelo cálculo anterior deve ser multiplicado pelo Fator Acidentário de Prevenção (FAP) disponibilizado anualmente pelo Ministério da Previdência Social.
De acordo com a regulamentação, a alíquota do SAT é determinada pelo grau de risco da empresa, individualizada pelo seu CNPJ, ou pelo grau de risco da atividade preponderante quando houver apenas um registro. Além disso, o cálculo do SAT também leva em conta a frequência, a gravidade e o custo dos benefícios gerados por cada evento.
Fontes:
Segundo o site "Blog Segurança do Trabalho", o SAT é uma contribuição paga pelas empresas para ajudar a cobrir as despesas da Previdência Social com benefícios decorrentes de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. O cálculo do SAT é baseado na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), que define o risco da atividade econômica exercida pela empresa.
Comments