O engajamento no Instagram é um indicador importante para avaliar o desempenho de uma conta na rede social. É calculado dividindo o número de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos) por postagem pelo alcance da postagem e multiplicando por 100 para obter a porcentagem.
Segundo especialistas em redes sociais, a taxa de engajamento privada é baseada no número total de seguidores de uma conta e pode ser uma métrica de comparação com concorrentes. Já a taxa pública é a taxa real, considerando apenas as interações recebidas por uma postagem específica.
Ainda, é possível encontrar especialistas que indicam que uma taxa de engajamento entre 1% e 5% pode ser considerada boa, enquanto menores do que 1% são considerados baixos e acima disso, excelentes.
A HypeAuditor, uma ferramenta gratuita de cálculo de taxa de engajamento do Instagram, considera todos os tipos de interação para calcular o índice de engajamento com os seguidores, utilizando a fórmula ER = (curtidas + comentários) / seguidores x 100%.
Além disso, é importante lembrar que a taxa de engajamento também depende de fatores como a identidade da marca, a frequência de postagens, a utilização de Stories, Reels e outras características do aplicativo.
Fontes:
- Postgrain
- Rockcontent
- HypeAuditor
- Portal Insights
- eNotas
- Tecnobits
- MLabs
- EAD Plataforma
- Buzzmonitor
- AppSorteos
- Ranidias
- TechTudo
- Hotmart
- Canaltech
- HubSpot
Comments