O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a situação dos cursos de graduação no Brasil. O CPC é calculado com base no desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), além de outros fatores, como o corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o cálculo do CPC é realizado a partir de oito componentes, agrupados em três dimensões que avaliam a qualidade dos cursos. Cada componente possui um peso específico e contribui juntamente com os outros para o resultado final.
A nota do Enade tem um peso de 20% no cálculo do CPC, enquanto a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos têm um peso de 15%. O corpo docente tem um peso de 30%, sendo que a quantidade de mestres pesa 15% do total, a dedicação integral, 7,5%, e o número de doutores, também 7,5%.
Além disso, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é outro componente importante no cálculo do CPC. O IDD avalia o desempenho dos alunos em relação ao esperado para o curso, considerando a média das notas obtidas nos diferentes componentes do Enade.
O CPC é calculado para cada curso individualmente e é divulgado anualmente pelo INEP. Os cursos são classificados em uma escala de 1 a 5, com 5 sendo o melhor desempenho. O conceito é fundamental para que as instituições de ensino superior possam melhorar sua qualidade e oferecer um ensino mais eficaz aos seus estudantes.
Fontes: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Ministério da Educação (MEC), Portal Insights, Desafios da Educação, Sinallinknovo, G1, Legjur, entre outras.
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