A nota de corte do Enem é o resultado mínimo necessário para que um candidato seja aprovado em um curso ou programa universitário, como o Sisu, Prouni e Fies. Embora haja diferentes critérios para calcular a nota de corte em cada instituição, a maioria das vezes, ela é baseada na média das notas obtidas em cada área do conhecimento cobrada no Enem.
De acordo com fontes, a nota de corte é calculada somando as notas individuais de cada uma das quatro provas objetivas e da redação, e dividindo o resultado por cinco. Além disso, a nota de corte pode variar de acordo com a concorrência por cotas, número de candidatos, instituição e natureza do cargo ou curso escolhido.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a nota do Enem não representa simplesmente a proporção de questões acertadas na prova. Em vez disso, é calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que examina o nível de dificuldade das questões para calcular a nota de cada aluno.
Além disso, é importante lembrar que as notas de corte são sempre calculadas levando em consideração as notas de corte dos anos anteriores do Sisu, portanto, são apenas estimativas. Isso significa que as notas de corte podem variar de ano para ano, dependendo da concorrência e do desempenho dos candidatos.
Fontes:
- DuckDuckGo
- Quero Bolsa
- Simulador de notas de corte do Enem
- Portal Insights
- O POVO
- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
- Guia da Carreira
- Mundo Vestibular
- Super Vestibular
- Quero Bolsa
- Unopar
- Toda Matéria
- O GLOBO
- Vestibular Brasil Escola
- Imaginie
- Foco no Enem
Comments