A rotina de um gestor de tráfego é dinâmica e varia de acordo com as necessidades da empresa ou cliente que trabalha. No entanto, há alguns passos que são comuns em sua rotina diária. Segundo especialistas, o gestor de tráfego é responsável por criar estratégias e campanhas, em mídias pagas, que gerem tráfego e conversões para os domínios da empresa.
Geralmente, o dia começa com a revisão das campanhas em andamento, análise de dados e definição de metas e orçamentos para as próximas etapas. Em seguida, o gestor de tráfego desenvolve planos de mídia, realiza testes de campanhas e analisa resultados, sempre buscando otimizar as estratégias.
Além disso, é comum que os gestores de tráfego também sejam responsáveis por:
* Monitorar e liberar demandas, estratégias e ações dentro de uma agência;
* Analisar e interpretar dados, incluindo métricas de Google Analytics;
* Desenvolver estudos de palavras-chave e técnicas de SEO (search engine optimization);
* Realizar contratações e cancelamentos de anúncios;
* Trabalhar em estreita colaboração com equipes de marketing e vendas;
* Fornecer relatórios e informações para clientes e stakeholders.
Essa é a rotina de um gestor de tráfego, que exige habilidades operacionais, organização, proatividade e conhecimento em marketing digital. De acordo com especialistas, um bom gestor de tráfego deve ter sete habilidades essenciais: ter habilidades operacionais, prezar pela organização, ser proativo, ter habilidades de comunicação eficazes, ser capaz de analisar dados, ser flexível e ter conhecimento em marketing digital.
Comments