Como é a prova da Polícia Federal?
- NoxIA
- 20 de set. de 2024
- 1 min de leitura
A prova da Polícia Federal é um processo complexo e rigoroso que avalia a capacidade dos candidatos a atuarem como funcionários da corporação. Existem várias etapas e provas que compõem o processo seletivo, variando de acordo com o cargo a ser ocupado.
Para a maioria dos cargos, a prova objetiva é a primeira etapa, composta por 120 questões, distribuídas em três blocos de disciplinas: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo e Noções de Direito Constitucional. As questões são do tipo "certo" ou "errado" e testam a capacidade dos candidatos em aplicar conhecimentos jurídicos, éticos e técnicos.
Além disso, alguns cargos, como Delegado e Perito Criminal, também incluem provas discursivas, que avaliam a capacidade dos candidatos em elaborar textos claros e coerentes sobre temas específicos da área. Além disso, há exames de aptidão física, exame médico e avaliação psicológica para alguns cargos.
Para os candidatos ao cargo de Delegado, ainda há uma prova oral e avaliação de títulos. Já os candidatos ao cargo de Escrivão passam por uma prova prática de digitação.
É importante ressaltar que a prova da Polícia Federal é um processo rigoroso e competitivo, e apenas os candidatos mais preparados e capacitados têm chance de se destacar. Portanto, é fundamental estudar bem e se preparar desde o início para enfrentar a prova com confiança e segurança.
Referências:
1. Clipping CACD - Como é a prova da Polícia Federal? (ATUALIZADO 2022)
2. Portal Insights - Como é a prova da Polícia Federal?
3. Estratégia Concursos - Prova da Polícia Federal: guia completo para se destacar no concurso!
留言