A palavra "jeans" refere-se a um tipo de tecido resistente, geralmente feito de algodão, que se tornou sinônimo de uma das peças de vestuário mais populares do mundo: a calça jeans. O termo é derivado da cidade de Gênova, na Itália, onde o tecido foi inicialmente produzido (Segundo o site Só Escola).
De acordo com a Wikipédia, a palavra "jean" (termos em francês) nasceu em 1800, em referência a um tecido de sarja de algodão usado para fabricar calças, manufaturado na cidade francesa de Nîmes. No entanto, o nome do tecido logo se "confundiu" com o nome da peça para a qual ele é comumente usado: o jeans (Vogue).
Outras fontes sugerem que o termo "jeans" seja originário da cidade italiana de Gênova, e não da França. A cidade de Gênova era autônoma à época da invenção do denim, e os franceses se referiam aos cidadãos e produtos de Gênova como "jeans" (Blog da Consciência Jeans).
Além disso, existem outras teorias sobre a origem da palavra "jeans", como a ideia de que ela vem da palavra "serge de Nimes", referente à cidade francesa de Nîmes, onde o tecido foi produzido (Portal Insights). Outra versão sugere que o termo "jeans" seja uma abreviação de "sarja de Nimes" (A Fonte de Informação).
Em resumo, a palavra "jeans" tem sua origem em Gênova, Itália, ou em Nîmes, França, dependendo da fonte consultada. O termo refere-se a um tipo de tecido resistente, feito de algodão, utilizado na confecção de roupas, especialmente calças.
Comments