Como é a letra de quem tem disgrafia?
- NoxIA
- 20 de set. de 2024
- 1 min de leitura
As pessoas que têm disgrafia costumam compartilhar uma série de características em sua escrita. As características da escrita na disgrafia são: Letra difícil de entender. Escrita em espelho: letras escritas como se fossem o reflexo de um espelho, ou seja, ao contrário.
A disgrafia é um dos transtornos de aprendizagem específicos que afetam as habilidades de escrita, especialmente na forma gráfica. Ou seja, a caligrafia de uma pessoa com disgrafia tende a ser muito ilegível.
Além disso, a disgrafia pode apresentar outras deficiências na escrita, como a coerência. A disgrafia é considerada um transtorno da escrita. Ela possui relação com o desenvolvimento emocional e afetivo da criança.
As principais características da disgrafia são a dificuldade para escrever, a escrita marcada por junção de letras maiúsculas e minúsculas, a mistura de letras do tipo bastão e cursiva, letras muito juntas ou incompletas, dificuldade ou lentidão para realizar cópias, falta de respeito aos limites espaciais de escrita, emprego de muita ..., entre outras.
É importante notar que a disgrafia não é simplesmente ter uma letra feia, mas sim um distúrbio neurológico que pode afetar crianças ou adultos. Segundo CINEL (2010), para ajudar os alunos com disgrafia, no ambiente escolar, o professor tem que estar atento a grafia correta das palavras, a forma como o aluno traça as letras, a uniformidade do traçado, espaçamento, ligamento e a inclinação na escrita em relação ao espaço.
Fontes:
1. Psicologia-Online (br.psicologia-online.com)
2. Instituto Neurosaber (institutoneurosaber.com.br)
3. Portal Insights (portalinsights.com.br)
4. Editora UNISV (www.editoraunisv.com.br)
5. Rede Vérita (www.redeverbita.com.br)
... (continua)
Comments