A influência da era digital nas empresas é significativa e abrange vários aspectos, desde a transformação dos processos internos até a mudança na forma como as empresas se relacionam com seus clientes e competidores.
A era digital trouxe várias tecnologias inovadoras, como aprendizado de máquina, chatbots, computação em nuvem, inteligência artificial e internet das coisas, que permitem a otimização do tempo de trabalho e a melhoria da produtividade. Segundo o portal Portal Insights, a era digital é também chamada de "era da produtividade", pois permite a incorporação dessas tecnologias que otimizam o tempo de trabalho.
De acordo com David L. Rogers, em seu livro "Transformação Digital: repensando o seu negócio na Era Digital", a transformação digital é fundamental para o progresso das empresas e envolve cinco estratégias fundamentais: clientes, competição, dados, inovação e valor.
A transformação digital pode trazer benefícios como aumento de lucros, redução de custos e melhoria na experiência do cliente. No entanto, também apresenta desafios, como a necessidade de requalificação contínua, desenvolvimento de soft skills e promoção da inclusão digital.
Além disso, a era digital também impõe novos desafios à privacidade e à segurança dos dados, tornando essenciais a proteção e o gerenciamento de dados pessoais.
No Brasil, a pandemia acelerou o processo de transformação digital das empresas, segundo um estudo da FGV. A revolução digital nas empresas brasileiras é superando desafios e aproveitando oportunidades, com o setor financeiro, varejo e telecomunicações liderando a transformação digital.
Em resumo, a influência da era digital nas empresas é significativa e abrange a transformação dos processos internos, a mudança na forma como as empresas se relacionam com seus clientes e competidores, e a necessidade de requalificação contínua, desenvolvimento de soft skills e promoção da inclusão digital.
Comments