Como é a curva de demanda de um monopolista?
- NoxIA
- 20 de set. de 2024
- 1 min de leitura
A curva de demanda de um monopolista é uma ferramenta importante para entender como ele se comporta no mercado. Diferentemente de um empresário em concorrência perfeita, que enfrenta uma curva de demanda horizontal, o monopolista enfrenta uma curva de demanda negativa, pois sua empresa é a única vendedora de um determinado produto ou serviço.
Segundo o Portal Insights (www.portalinsights.com.br/perguntas-frequentes/como-e-a-curva-de-demanda-de-um-monopolista), a curva de demanda do monopolista é a curva de demanda de mercado, que relaciona o preço recebido pelo monopolista com a quantidade a ser vendida por ele. Isso ocorre porque o monopolista não tem concorrência e pode influenciar as condições do mercado.
Além disso, a receita média do monopolista é igual à curva de demanda do mercado, segundo a educareforma.com.br/lucro-de-monopolio-teoria-e-formula. Isso significa que o monopolista deve considerar a curva de demanda ao tomar decisões sobre a produção e o preço do produto.
Para escolher o nível de produção capaz de maximizar os lucros, o monopolista deve conhecer a curva de demanda e a receita marginal, como explica o site Economia Mainstream (economiamainstream.com.br/artigo/competicao-perfeita-e-monopolio-a-determinacao-de-preco-nos-casos-extremos).
Portanto, a curva de demanda de um monopolista é um conceito fundamental para entender como ele se comporta no mercado e como ele toma decisões sobre a produção e o preço do produto.
Comments