O pagamento de dividendos nos Fundos Imobiliários (FIIs) é um processo regular, onde as empresas distribuem uma parcela dos lucros obtidos às suas cotas. No entanto, para que um investidor possa receber esses dividendos, é necessário adquirir as cotas do FII até uma data específica, chamada "data com".
Essa data com é a última oportunidade para que um investidor compre as cotas do FII e tenha direito ao pagamento dos dividendos subsequentes. Em geral, as companhias divulgam com antecedência de semanas ou meses qual será a data de corte para o pagamento dos dividendos, oferecendo ao investidor a oportunidade de comprar a ação e ter direito à distribuição.
Exemplo: imagine que um FII anunciou o pagamento de dividendos para o dia 15 de fevereiro de 2023, estipulando a data ex em 1 de fevereiro de 2023. Nesse caso, para recebê-los, o interessado precisa adquirir as suas cotas até 31 de janeiro de 2023 (data com).
É importante ressaltar que, após a data com, as cotas do FII passam a ser negociadas na Bolsa de Valores sem o direito de receber os dividendos ou rendimentos anunciados. Portanto, é fundamental verificar a data com do FII antes de fazer a compra de cotas.
Além disso, é recomendável verificar periodicamente a cronologia de pagamentos de dividendos dos FIIs, pois essa informação pode variar dependendo da empresa e do tipo de fundo. Além disso, é importante lembrar que a data com não é fixa para todos os fundos imobiliários e pode variar de acordo com a empresa e o tipo de fundo.
Comments