top of page
  • Nox

69% dos brasileiros acham que celulares escutam suas conversas, como o NoxSFA pode ajudar a diminuir este problema?



Um recente estudo realizado pela Sherlock Communications revelou que 69% dos brasileiros entrevistados acreditam ser espionados por celulares e computadores. Essa desconfiança se estende também ao setor privado: 76% dos entrevistados temem que as empresas vendam seus dados pessoais sem permissão.


Mas existem soluções que podem ajudar a minimizar esse risco. O NoxSFA (Nox Smart Family Assistant), um assistente virtual de código aberto para dispositivos Android, é uma delas. O NoxSFA oferece controle total sobre o que o assistente pode ouvir ou não, permitindo ao usuário configurar as funcionalidades de acordo com suas necessidades.


Por exemplo, o usuário pode solicitar que o assistente pare de ouvir, e dessa forma a captura do áudio é interrompida, evitando que suas conversas sejam interceptadas para captura de dados e direcionamento de audiência, como fazem os assistentes disponíveis hoje no mercado.


"42% dos entrevistados temem ser rastreados pelo celular ou outro aparelho", destaca André Duffles T. Aranega, consultor de segurança digital na Sherlock Communications. "Apenas 32% dos entrevistados disseram acreditar que as leis de proteção de dados efetivamente os protegem."


A pesquisa também revelou que os brasileiros expressam preocupações em relação ao uso da inteligência artificial. 63% dos entrevistados concordaram que o uso da IA para armazenamento de informações pode aumentar o risco de fraude de dados. Mesmo assim, a maioria (70%) acredita que a IA trará uma mudança positiva para a vida das pessoas.


O NoxSFA também permite ao usuário controlar o motor de inteligência artificial (AI) do assistente, para geração de texto, geração de imagem ou visão computacional, escolhendo qual API usar ou usando uma API local. Ele também permite selecionar um aplicativo específico para Text-to-Speech e Speech-to-text.


"Estamos à beira de uma revolução tecnológica", diz André Aranega. "Essa era promete um potencial monumental para o crescimento tecnológico, inovação e liderança na construção do futuro. Também apresenta sérios desafios que exigem intervenções e soluções inovadoras, tanto de governos quanto de empresas'.


Outra característica importante do NoxSFA é o controle sobre os dados. O assistente não captura dados e não envia para nenhum servidor externo. Isso significa que o usuário tem total controle sobre sua privacidade e segurança digital. Porém, o NoxSFA utiliza serviços externos como DuckDuckGo, Wikipedia e OpenWeather que podem capturar algumas informações decorrentes da requisição.


De acordo com Chris Roeckl, CEO da Appdome, a sensação de segurança dos usuários de dispositivos eletrônicos está cada vez mais baseada na experiência com os aplicativos. O NoxSFA apresenta uma interface intuitiva e personalizável, permitindo ao usuário configurar suas preferências e ajustar as funcionalidades de acordo com suas necessidades. Ele também oferece uma variedade de funções inovadoras, como:


  • Controle de dispositivos (Iluminação, robô de limpeza, termostato, etc) pelo Google Home e futuramente Home Assistant

  • Gravação de tela com som

  • Controle de aplicativos

  • Gerenciamento de alarmes e notificações

  • Personalização de voz e linguagem

  • Cálculos matemáticos (ex.: quanto é 4+4...4*4...4/4...)

  • Definição de alarme

  • Cancelar alarme

  • Definir/Mudar brilho de tela para o máximo

  • Definir/Mudar brilho de tela para o mínimo

  • Definir brilho de tela

  • Consultar/Mostrar/Qual é a programação (ex. mostrar a programação da Globo)

  • É verdade que (em teste)

  • Abrir (aplicativos)

  • Me mostre (ex. Me mostre uma receita..Me mostre uma foto do Cristo Redentor.. Me mostre as 10 cidades mais caras do mundo... etc)

  • Ir para ... (ex.. Ir para o Instagram do Filipe Deschamps...Ir para Uol..Ir para TabNews...etc)


Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky no Brasil disse em entrevista: "Esperamos que o aumento da consciência em relação à cibersegurança seja respaldado por treinamentos organizados pelas empresas para seus funcionários".


Se você deseja saber mais sobre o NoxSFA, basta procurar por vídeos no YouTube, Instagram, LinkedIn e no site do desenvolvedor (https://noxinc.dev). Você pode descobrir todas as características e benefícios do NoxSFA e como ele pode ajudar a proteger sua privacidade e segurança digital.


Fontes:



*Texto gerado por IA

20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page